CRAS

Centro de Referência de Assistência Social

O que é?

O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) é um instrumento público que, através do Sistema Único de Assistência Social (Suas), trabalha para facilitar o acesso da população aos benefícios, programas, serviços e projetos assistenciais.



Serviços ofertados no CRAS


Programa Bolsa Família (PBF)

Criado pelo governo federal para apoiar famílias mais pobres e garantir o direito à alimentação. Podem fazer parte deste programa famílias com renda mensal de até R$ 154,00 por pessoa.


Atendimento Psicossocial

Objetiva principalmente o acompanhamento de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, através da escuta qualificada de psicólogos e assistentes sociais, encaminhamentos concessão de benefícios e orientações, a fim de, com ações preventivas, reforçar a função protetiva das famílias e garantir o acesso a direitos.


Grupos Socioeducativos

Promove o acompanhamento e a inclusão social, familiar e comunitária, visando à garantia dos direitos sociais e a autonomia dos usuários. Incentiva o desenvolvimento de potencialidade, com orientações e inserção na rede de serviços.


Benefício de Prestação Continuada (BPC)

Refere-se à concessão de um salário mínimo mensal pago às pessoas idosas com 65 anos ou mais e também às pessoas com deficiência comprovada por laudo médico, que não podem garantir sobrevivência por conta própria ou com o apoio da família. O critério de renda familiar é de 1/4 do salário mínimo por pessoa.


Cadastro Único

O Cadastro Único para Programas Sociais é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias com baixa renda, sendo possível, a partir dele, incluir as famílias em programas e projetos sociais do governo federal, estadual e municipal, como: Tarifa Social da Copel e Sanepar, Carteira do Idoso, isenção de taxa de concursos públicos e vestibular, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), entre outros.


Carteira do Idoso

Garante a concessão de viagem interestadual para pessoas com 60 anos ou mais, com renda mensal de até 2 salários mínimos (apenas do requerente) e que não possuam comprovante de renda.


Programa Estadual Leite das Crianças

Tem por objetivo a diminuição da desnutrição infantil através da distribuição de um litro de leito fluído pasteurizado por criança, o qual é enriquecido com ferro e vitaminas A e D. Podem fazer parte deste programa crianças de 6 meses a 3 anos de idade pertencentes à famílias com renda mensal de até meio salário mínimo do Estado por pessoa.


SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários para Idosos

Serviços organizado por faixa etária, tem por objetivo prevenir possíveis situações de risco, visando a melhoria da qualidade de vida. Ocorrem por meio do trabalho em grupos ou coletivos e organizam-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivência, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade.

  • Generic placeholder image
  • Generic placeholder image
  • Generic placeholder image
  • Generic placeholder image
  • Generic placeholder image
  • Generic placeholder image
  • Generic placeholder image
  • Generic placeholder image
  • Generic placeholder image


Carteira de Transporte Intermunicipal da Pessoa com Deficiência

Possibilita viagens no Estado do Paraná para pessoas com deficiência e patologias crônicas, comprovadas mediante laudo médico constando o Código Internacional de Doenças (CID). O critério de renda familiar é de até 1 salário mínimo por pessoa.


Carteira de Transporte Interestadual da Pessoa com Deficiência

Possibilita viagens de um estado para outro para pessoas com deficiência, comprovada mediante laudo médico constando o Código Internacional de Doenças (CID). O critério de renda familiar é de até 1 salário mínimo por pessoa.

CRAS I:
R. Sagrada Família, 3383 - Dom Pedro II - (Ao lado do Posto de Saúde 26 de Junho)
[44] 3906-1039 / [44] 3906-1069.

CRAS II:
Av. Pirapó, 5161 - Alto São Francisco
[44] 3906-1040 / [44] 3906-1049.
Proxímo ao Expresso Fátima.

CRAS III:
Av. Rio Branco, 4450 - Zona 1
[44] 3906-1116 / [44] 3906-1134.
Ao lado do Pronto Atendimento.