CREAS

Centro de Referência Especializado de Assistência Social

O que é?

O Centro de referência Especializado de Assistência Social é uma unidade pública que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos tais como: violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, vivência do trabalho infantil, discriminação em decorrência da orientação sexual e ou raça e etnia e quaisquer outras formas de violação de direitos que provoquem danos e agravos na condição de vida das pessoas.
O trabalho social ofertado no CREAS pauta-se no respeito, a heterogeneidade, potencialidades, valores, crenças e identidades das famílias. O serviço articula-se com atividades e atenções prestadas as famílias nos demais serviços sócioassistenciais, nas diversas políticas públicas e com os demais órgãos do sistema de garantia de direitos.


O trabalho Social ofertado no Creas pauta-se na ética e no respeito à dignidade e diversidade, sem discriminações ou restrições.


Serviços ofertados no Creas


Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi)

Apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça e violação de direitos.
Compreende atenções e orientações direcionadas para promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias, diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e as submetem as situações de risco pessoal e social.


Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade

O serviço tem por finalidade prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescente e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente. Deve contribuir para o acesso a direitos e para a ressignificação de valores na vida pessoal e social dos adolescentes e jovens. Para oferta do serviço faz-se necessário a observância da responsabilidade face ao ato infracional praticado, cujos direitos e obrigações devem ser assegurados de acordo com a s legislações e normativas específicas para o cumprimento da medida.


Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias

Serviço para oferta de atendimento especializado a famílias com pessoas com deficiência e idosos com algum grau de dependência que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos, tais como: exploração da imagem, isolamento, confinamento, atitude discriminatórias e preconceituosas no seio da família, falta de cuidados adequados por parte do cuidador, alto grau de estres do cuidador, desvalorização da potencialidade/ capacidade da pessoa, dentre outras que agravam a dependência e comprometem o desenvolvimento da autonomia.

CREAS 1:
Rua Rodrigues Alves, 2580 – Parque Cidade Jardim
[44] 3906-1015/1016 e 1035.