O que fazemos?

Nosso trabalho com direitos, é direito social para você e sua familía

A Secretaria de Assistência Social

A Secretaria de Assistência Social do Município de Umuarama elabora, coordena e executa a Política Municipal de Assistência Social, promovendo o desenvolvimento humano no município, visando à melhoria de qualidade de vida das camadas mais necessitadas da população, com ênfase aos segmentos da criança, da mulher, do idoso e de portadores de necessidades especiais, garantindo-lhes o exercício dos direitos humanos.


As ações da secretaria, articuladas com as demais políticas públicas, buscam promover os direitos de cidadania e a autonomia dos cidadãos. Apresenta um modelo de gestão descentralizado e inclusivo, que oferta um conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios.

A Secretaria Municipal de Assistência Social tem como foco prioritário a atenção às famílias. O orgão desenvolve atividades sócio-educativas com crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e idosos, e executa projetos de geração de renda, garantindo proteção social a quem precisar.

A SEMAS deve garantir a proteção social a quem precisar. Uma de suas principais atribuições é fortalecer os vínculos familiares e comunitários, garantindo a proteção integral da família, visando à autonomia dos indivíduos, famílias e comunidade. Dá, ainda, atendimento especializado às famílias e aos indivíduos em situação de violação de direitos.


Missão

Implementar o Sistema Único de Assistência Social (Suas), promovendo serviços de Proteção Básica e Proteção Social Especial aos cidadãos que dela necessitarem.


Visão

Ser referência nacional na defesa e garantia de direitos e na prestação de serviços, programas, projetos e benefícios às famílias, orientados pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS), Lei Orgânica de Assistência Social (Loas) e pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas).